sábado, 31 de outubro de 2020

Lucas 14, 1. 7-11 = Sábado da 30ª semana do Tempo Comum

1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: “Dá o lugar a ele”. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: “Amigo, vem mais para cima”. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Lucas 14, 1-6 = Sexta-feira da 30ª semana do Tempo Comum

"1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.
2Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: ""A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?"" 4Mas eles ficaram em silêncio.
Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5Depois lhes disse: ""Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?"" 6E eles não foram capazes de responder a isso.

"

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Lucas 13, 31-35 = Quinta-feira da 30ª semana do Tempo Comum

"31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: ""Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar"". 32Jesus disse: ""Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmo direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor"".

"

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Lucas 13, 22-30 = Quarta-feira da 30ª semana do Tempo Comum

"Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: ""Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?""
Jesus respondeu: 24""Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão"". 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós do lado de fora, começareis a bater, dizendo: 'Senhor, abre-nos a porta!' Ele responderá: 'Não sei de onde sois'.
26Então começareis a dizer: 'Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!' 27Ele, porém, responderá: 'Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!' 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos"".

"

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Lucas 13, 18-21 = Terça-feira da 30ª semana do Tempo Comum

"Naquele tempo, 18Jesus dizia: ""A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos"". 20Jesus disse ainda: ""Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado"".


"

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Lucas 13, 10-17 = Segunda-feira da 30ª semana do Tempo Comum

"Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: ""Mulher, estás livre da tua doença"". 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus.
14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: ""Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado"".
15O Senhor lhe respondeu: ""Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?"" 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia.

"

domingo, 25 de outubro de 2020

Mateus 22, 34-40 = Domingo da 30ª semana do Tempo Comum

"Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “ “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento” 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.


"